segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chuvas: período de cheia traz felicidade aos oestanos, porém excessos podem custar vidas

Há pouco mais de duas semanas sofríamos se não por nós, mas, por parentes e amigos que criam e vivem no campo, os açudes quase todos secos, sem pasto para o rebanho e todas as dificuldades tão lamentadas nos últimos meses na nossa região. Entretanto, a cheia provocada pelas surpreendentes chuvas que em dois ou três dias fizeram os açudes e demais reservatórios transbordarem, que deveriam trazer alegria, festa e convivência com nossos conterrâneos acaba também trazendo altos riscos de acidentes sérios inclusive com probabilidade de mortes.

Barragem de Pepeta com muita gente se divertindo,
o percurso em motos e condutores alcoolizados gerou muitos riscos
No último domingo(28) em Campo Grande, centenas de pessoas aproveitaram o final de semana para relaxar e se divertir com os amigos e familiares em diversos açudes e barragens do município, o açude do Morcego que traz sempre euforia quando da sua sangria, os vários pontos do rio Upanema e principalmente a barragem conhecida como barragem de Pepeta, localizada no sítio Campo de Aviação a poucos minutos da sede da cidade. Porém, o que deveria ser só alegria acabou por ser uma tarde de altos risco de acidentes e imprudência no trânsito, pessoa visivelmente alcoolizadas, conduzindo veículos executando direção perigosa e com velocidade acima do normal para uma estrada carroçável e que está e precária condição devido os estragos causados pela enxurrada das últimas chuvas. No fim da tarde foi registrado um acidente envolvendo duas motocicletas e populares em condições acima citadas. Tudo isso só nos traz um debate, o que precisa ser feito além da consciência da sociedade?, será que está havendo omissão dos órgão públicos?, aliás nesse período que a região interior do oeste do RN se ver muito órfã de serviços como o de corpo de bombeiro e defesa civil.

Uma certeza, vamos mesmos aproveitar, nos divertir e festejar a fase de chuvas e cheia dos nossos reservatórios, mas , sempre com bom senso, muita prudência e respeito a natureza para não colocarmos vidas em risco.

Foto: Reprodução/CGNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário