sexta-feira, 17 de maio de 2013

Humor e comunicação: campograndense é sucesso do rádio potiguar

 Um campograndense é ícone das tarde de Mossoró e toda região, Edimar Castro, ou Velho Juvenal seu principal personagem já abrange Rio Grande Norte a fora e começa a se expandir com vídeos de Stand-Up na internet, natural do sitio Salgado hoje há duas décadas morando na capital do oeste ele fala com orgulho da sua terra natal.

dupla Ítalo e Reno no programa do Edimar.
Vinhetas engraças, frases de duplo sentido, piadas em cima de temas atuais como por exemplo fazer no dia primeiro de Maio um programa com piadas envolvendo o trabalhador, personagens típicos do imaginário sertanejo como uma bichinha e um velho bruto, comunicação extrovertida com os ouvintes e muito forró no finalzinho de tarde. É um progrma perfeito para qualquer nordestino não é?, pois é isso que os ouvintes da FM 95 TCM de Mossoró têm todas as tardes ás 16h00.
Aos 36 anos, casado e pai de um casal de filhos, Antonio Edimar de Castro natural de Campo Grande morou no sítio Salgado até seus 13 anos de idade, é filho do Sr. Zé Melo e D. Silvia, família Butija muito conhecida em nosso município, foi para Mossoró e lá reside até hoje, tem uma carreira invejável para um locutor de rádio sendo um dos líderes de audiência no disputado mercado radiofônico mossoroense no final das tardes.

Fotos: cedidas/Arquivo pessoal
Edimar começou no rádio fazendo flash de promoções para lojas, depois conseguiu galgar seu espaço nas rádios comunitárias, antes tinha sido dono de bar e moto taxista, em 2000 a carreira de radialista começou a se tornar concreta no rádio passou pelas estações 99.1, 97.1 e 88.9, em 2003 ingressou na rádio 95 então abolição FM e pertencente ao sistema Ney Lopes de comunicação  onde permaneceu durante esses 10 anos que serão completados no próximo dia 26 de Julho. Hoje a emissora pertence ao sistema Oeste de comunicação que integra além da rádio uma TV e um portal na internet.  O sucesso de Edimar está no modo como faz seu programa hoje um dos mais ouvidos em Mossoró, ele introduz humor povão sarcástico estilo pastelão que por vezes lembra o lendário e maior sucesso do gênero rádio humor, o Mução, Edimar diz que vislumbrou no rádio uma oportunidade de ser ímpar, “Sou locutor e quis fazer algo diferente ,comecei a contar piadas” o público logo aprovou e a emissora também, hoje ele é produtor do próprio programa praticamente o dono da rádio no horário. Antes de ser o ícone do humor ele foi locutor normal, chegou até a fazer coberturas políticas. “fiz muita coisa, até entrevista com prefeito, mas o que eu sempre gostei foi de fazer forró” disse Edimar ao nosso blog quando perguntado se tinha feito algo afora o programa de humor. Edmar diz que os personagens são tipos simples da nossa região, um velho engraçado o seu Juvenal, uma bichinha a Jahara Bitencourt, e as vezes um menino, um pai de santo e por aí vai, ultimamente o locutor começou a postar vídeos estilo Stand-Up no YouTube, os vídeo já são um sucesso e o comediante diz que vai continuar. Quando perguntado sobre sua origem ele lembra com detalhes da sua cidade natal, “Vim para Mossoró em 1989, morava no Salgado em Campo Grande, minha familia é toda de CG” ele ainda diz que tem muitos contatos em Campo Grande “na campanha até gravei alguns materiais praí” tenho muitos amigos.
Edimar Castro é um exemplo a ser seguido, talento sertanejo e a prova de que a arte está no nosso sangue e só precisar ser mais acreditada por nossos jovens.

Um dos vídeos Stand-Up de Edimar Castro

Pompílio Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário