segunda-feira, 29 de abril de 2013

Morre autor da música Ronda


O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, de 89 anos, morreu às 23h35 deste domingo (28), segundo o Hospital Israelita Albert Einsten. Com pneumonia extensa, ele estava internado desde quinta-feira (25) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do centro médico, localizado na Zona Sul de São Paulo.
Paulo Vanzolini morreu aos 89 em São Paulo.


Autor de composições clássicas, como “Volta por cima” e “Ronda”, Vanzolini teve canções interpretadas por grandes nomes da MPB, como Miúcha, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Inezita Barroso.

O autor também tem carreira acadêmica renomada. Foi diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou por mais de 40 anos. Em 2008, doou o acervo de sua biblioteca, com mais de 25 mil itens - incluindo obras raras, periódicos e mapas - ao museu. Segundo o governo de São Paulo, o valor do acervo é estimado em US$ 300 mil.

A vida dupla de compositor e cientista de Vanzolini foi tema de documentário "Um homem de moral", de 2009. A obra do cineasta Ricardo Dias registra os preparativos para um show realizado em 2003 no Sesc Vila Mariana.

Opinião: O mágico e encantador de fazer comunicação e algum tipo de arte é justamente se envolver e assim conhecer pessoas e histórias magnificas por meio destas atividades, hoje conheci o compositor por causa de sua morte, de uma música que toquei muito quando era componente da banda de música maestro Manoel de Oliveira, em 2006-2007... é gratificante conhecer histórias como a de Paulo Vanzolini que muito provavelmente não conheceria se não tivesse nesse meio.
Pompílio Neto.


Matéria:Globo.com
Foto: ne10/uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário